O que é Psicoterapia?


O que é Psicoterapia ?


A psicoterapia se refere a diversas técnicas empregadas em Psicologia Clínica para o tratamento de transtornos de conduta e problemas psíquicos, além das dificuldades existenciais , aconselhada ainda para momentos críticos na travessia da vida: lutos, perdas, doenças(...).

Características gerais de um atendimento  


O atendimento pode ser realizado através de diferentes métodos e/ou abordagens sendo características comuns o emprego da comunicação verbal e não-verbal e a atenção ao cuidado da/na relação entre cliente/paciente e psicoterapeuta.
Estas formas de atendimento são utilizadas no tratamento de diversas dificuldades emocionais, problemas de relacionamento, angústia ante escolhas existenciais e transtornos mentais como (por exemplo) : pânico, ansiedade, anorexia, depressão, etc.
As sessões podem ser realizadas individualmente (psicoterapia individual), em grupos (psicoterapia de grupo), com casais (psicoterapia de casal) e em família(psicoterapia de familia).
São diversas as linhas ou abordagens : Psicanálise, Cognitivo-Comportamental, Existencial-Humanista, Gestalt-Terapia, Reicheana, Centrada na pessoa, Análise Transacional, Psicodrama...
O que define o sucesso de uma psicoterapia está muito mais relacionado à experiência do profissional, à real disponibilidade interna do paciente/cliente para buscar e/ou aprofundar o auto-conhecimento, e à boa aliança profissional-cliente, do que a abordagem empregada propriamente dita.


Consultório de Psicologia  - Av. Presidente Vargas , 590 -Centro (RJ) - Necessário agendar
Contato(s) : vania.pires@globo.com 
Fone : 92105000 (RJ)


Vânia Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário